O Blog Contando a História prossegue hoje sua viagem no tempo relembrando o que foi notícia em 1981.



O ano de 1981 foi marcado por uma série de atentados à três líderes mundiais. Dois deles escaparam com vida. O primeiro deles foi o presidente americano Ronald Reagan, vítima de um atentado causado por John Hinckley, um desequilibrado metal. O caso ocorreu no dia 30 de março e ele participava de um almoço quando foi baleado com um tiro no peito. Hinckley tinha uma obsessão pela atriz Jodie Foster que na época estrelou o filme Taxi Driver
No dia 13 de maio foi a vez do Papa João Paulo II sofrer com a violência ao ser atingido por dois tiros disparados por Mehmet Ali Agca, um turco que era estudante universitário. O ato ocorreu em plena Praça de São Pedro onde o papa estava com os fiéis. Dois anos depois ele surpreendeu e fez uma visita ao seu algoz.
No dia 6 de outubro foi a vez do egípcio Anwar Sadat, só que ele não teve a mesma sorte. Sadat foi assassinado por extremistas islâmicos durante o desfile militar no dia do Yom Kipur, ou dia do Perdão segundo o Islã. Ele buscava estabelecer a paz com Israel,mas virou mártir. Hosni Mubarak assumiu o poder e nele permaneceu por 30 anos.

Aqui no Brasil houve o atentado ao Riocentro durante um show na véspera do dia 1º de maio. O ataque frustrado a bomba acabou com a morte do sargento Guilherme Pereira do Rosário e ferindo o capitão Wilson Machado. O ato marca a decadência do regime militar e quatro anos mais tarde o restabelecimento da democracia.

O casamento do século, assim foi marcado o enlace entre o Príncipe Charles e a aristocrata Diana Spencer, que virou Lady Di. O evento foi um dos mais assistidos da história. O conto de fadas não terminou bem e os dois se separaram em 1992, depois que Camilla Parker Bowles revelou na TV que tinha caso com ele.

Na manhã de 19 de agosto surgia o SBT, canal de televisão do empresário e apresentador Sílvio Santos. A cerimônia da assinatura da concessão foi transmitida ao vivo. No ano de estreia o SBT traz uma programação popular de qualidade com nomes consagrados como Raul Gil, J. Silvestre e outros vindos da Tupi e logo conquistava a vice liderança.

Com uma trama retratando a imigração italiana, a novela Os Imigrantes conquistou a crítica especializada e foi a novela do ano na TV, sendo o único sucesso da Rede Bandeirantes na teledramaturgia.

O brasileiro Nélson Piquet se tornava o segundo piloto do Brasil a ser campeão mundial de Fórmula 1. Numa disputa empolgante ele venceu o argentino Carlos Reutemann por um ponto ao chegar em quinto lugar na última corrida em Las Vegas. Piquet conquistou seu primeiro título na Fórmula 1 correndo pela Brabham.


O Grêmio foi o grande campeão brasileiro de 81 ao vencer o São Paulo na decisão no Morumbi com gol marcado por Baltazar. Era o primeiro título da equipe gaúcha no campeonato brasileiro, que na época era conhecido como Taça de Ouro.




O torcedor rubro negro jamais esquecerá 1981. Foi um ano histórico para um timaço de talentos e craques. Comandado por Zico, o Flamengo conquistou três títulos no ano, sendo dois deles importantíssimos. Primeiro foi a Libertadores numa batalha de sangue e suor contra o Cobreloa do Chile. Depois de 2 x 1 no primeiro jogo no Maracanã e 1 x 0 para os chilenos, a decisão foi em campo neutro em Montevidéu. Um show de Zico que marcou dois gols que levaram o Flamengo à decisão do Mundial Interclubes em Tóquio. E no Japão um novo show de bola diante do Liverpool. Comandado por Zico, o Flamengo deu um show de bola e arrasou os ingleses com um 3 x 0 antológico com dois gols de Nunes e um de Adílio.

O ano de 1981 marcou a inauguração do Memorial JK em Brasília. Uma linda homenagem a seu fundador, Juscelino Kubitschek.

Um ano repleto de perdas. O cinema perdeu Glauber Rocha e o humor ficou sem a graça de Mazzaroppi. Morreram também em 81 o técnico Cláudio Coutinho, o brigadeiro Eduardo Gomese a atriz Natalie Wood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário